segunda-feira, 30 de junho de 2008

Morte brutal de índia xavante de 16 anos.


Funai diz que PF investigará morte de índia xavante

BRASÍLIA - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, anunciou que a Polícia Federal irá coordenar as investigações sobre o assassinato de uma indígena xavante de 16 anos, morta ontem, vítima de empalamento.
A menina deu entrada no Hospital Sarah Kubitschek e no Hospital Universitário de Brasília (HUB) após ter tido o órgão genital perfurado. A garota tinha lesão neurológica, não falava e se locomovia apenas por meio de uma cadeira de rodas.
- A gente tem que lamentar o que aconteceu. Foi uma fatalidade terrível, um assassinato cruel e à Funai cabe dar todo o apoio à família da jovem, providenciar o que for necessário de apoio jurídico, juntamente com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Nós estamos trabalhando em conjunto para apurar o que aconteceu e agora cabe à Polícia Federal fazer o inquérito do que aconteceu - disse Meira, pouco antes de participar de solenidade de assinatura de liberação de R$ 80 milhões para investimentos no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a PF será acionada até o final do dia para reforçar as investigações sobre o assassinato da adolescente xavante.
Ele também lamentou a morte da menina. - Foi muito brutal. Estamos todos aqui muito chocados, e a Polícia Federal vai ajudar nas investigações - informou.
- A Funai, a Funasa, o governo como um todo estamos muito impactados pela fatalidade e queremos que sejam apurados para que os responsáveis sejam responsabilizados por esse ato cruel - disse Márcio Meira, informando que, por ora, os órgãos de investigação não têm nenhum suspeito.
A adolescente vivia desde o dia 28 de maio na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casi) do Distrito Federal, que fica próxima à cidade do Gama, a cerca de 40 km de Brasília.
- Por enquanto não temos nenhuma suspeita, nenhuma informação sobre a responsabilidade do crime. O local onde aconteceu o crime já está sendo investigado. Cabe à investigação policial poder nos dar a informação o mais rapidamente possível para que a gente possa dar uma resposta à sociedade, sobretudo aos índios, para a família, que perdeu ali uma jovem - disse Meira.
O presidente da Funai justificou o pedido de ajuda à Polícia Federal pelo fato de o governo ter "responsabilidade sobre a vulnerabilidade eventual" dos indígenas.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: